sexta-feira, outubro 26, 2012

IGREJA DE SANTA CLARA


Época de construção do inicio do séc. XVII.
Pensa-se que inicialmente o orago era Nossa Senhora da Consolação e não Santa Clara.
Igreja de linhas discretas mas airosas, de alvenaria caiada de branco.
A nave de planta retângula, de arquitetura barroca, onde apenas existe o pupilo de caixa de secção quadrangular. Tecto de meio canhão totalmente revestido por pinturas murais. Este são 18 painéis, alguns quase perdidos e de difícil identificação, dispostos em caixotões irregulares, de fieiras constituídas em octógonos intervalados por tabelas redondas e molduradas flóricas e brutescas.
Dos quadros, que representam essencialmente, temas da vida mariana e do culto lusitano, consegue-se ler os seguintes:
ANUCIAÇÃO; PRESÉPIO; ADORAÇÃO DOS REIS; STª APOLÓNIA; SANTA ENGRÁCIA E SANTA CATARINA; SANTO ANDRÉ e outros santos; S. BENTO, MILAGRE DE SANTO HIPÓLITO; APARIÇÃO DA VIRGEM A D. FUAS ROUPINHO; CENAS DO MARTÍRIO E DEGOLAÇÃO DE S. BRÁS, ST.ª MARIA MADALENA e ST.ª MARTA; SS. COSME E DAMIÃO; S. DOMINGOS; N.ª S.ª DO ROSÁRIO E ST.ª CATARINA.
A capela-mor, de planta semicircular tem, vasados na ousia, três nichos de arcos redondos, apilastrados e de fundo envierado, nos quais se veneram as imagens da padroeira SANTA CLARA, as de SANTO ANTÓNIO e SÃO ROQUE, de madeira dourada, antigas, mas vulgares. O tecto decorado a fresco é composto de tabelas geométricas enriquecida com elementos florais e de arabescos miúdos, inspirados na tecelagem quinhentista.
            Diz-se que a construção desta Igreja está ligada a uma lenda, a Lenda de Santa Clara que podem ler neste bloge (5 de abril 2009).
                              




Coordenadas: 38º45´47.39´´N
                        8º07´17.33´´O

Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...