quarta-feira, outubro 24, 2012

FREGUESIA DE SÃO PEDRO DA GAFANHOEIRA


A freguesia de São Pedro da Gafanhoeira dista da sede de concelho 10 km e ocupa uma área de cerca de 42,2 km, sendo a sexta freguesia mais pequena. Esta é banhada pela ribeira de Vide e, da constituição da freguesia, fazem parte 28 herdades.
A povoação já existia no século XIII.
D. Dinis, em 1 de Fevereiro de 1290, fez de Pedro Carias povoador de Reguengo de Vide. Na carta que lhe passou, ordenava que desse a terra a quarenta povoadores, muito trabalhadores e somente homens do povo. Estes, por sua vez, teriam de as cultivar, podendo estas passarem para os seus sucessores. A todos estes trabalhadores, D. Dinis impôs foros e concedeu amplos privilégios.
Teve antiquíssima albergaria e hospital de lázaros, administrados por uma confraria de caridade e socorros mútuos, de compromisso legal. A instituição, muito degradada, foi ajudada, por provisão da Junta do Estado da Casa de Bragança, de 17 de Janeiro de 1817 e foi incorporada no hospital da Vila de Arraiolos, com posse em 20 de Abril do mesmo ano (Cartório do Hospital de Arraiolos).
São Pedro da Gafanhoeira fez parte de diversas comarcas, até pertencer, definitivamente, à de Arraiolos.
São Pedro é mais visitada na altura das Festas em Honra do seu padroeiro, São Pedro. No entanto, os seus arredores escondem marcas dos seus antepassados (neolítico) que, juntamente com a paisagem que os envolve, proporciona uma agradável visita à freguesia.




Coordenadas da fonte: 38º42´56.46´´N
                                      8º03´05.06´´O

Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...