terça-feira, janeiro 08, 2013

ARRAIOLOS - TAPETE VOADOR

Levámos o escritor, e alentejano de gema, José Luís Peixoto até um dos lugares mais esplêndidos da planície mágica de Portugal. Se o Alentejo fosse um livro, Arraiolos ocuparia uns quantos capítulos.

Capítulo I – Revelações
Agora entendemos. Entendemos porque é que ele diz: “Se eu não tivesse crescido no Alentejo, provavelmente não teria começado a escrever. Escrever exige tempo. Escrever exige que se respire”.
Sem noção das horas, inspiramos o ar fresco da noite sob um céu estrelado capaz de fazer corar de inveja o céu do Saara. Estamos no Alentejo, em Arraiolos, não muito longe de Galveias, a terra que viu nascer (e crescer) José Luís Peixoto, escritor, dramaturgo, letrista, cronista, enfim, um homem de palavras. No correr da noite, fazemos contas ao dia.
Saímos de Lisboa pela fresca e em pouco mais de uma hora estávamos no Villa Extramuros, o nosso hotel para estes dias. Ideia do parisiense François, que de bom grado trocou as grandes boulevards à beira do Sena por um punhado de sobrado no Alentejo, este pequeno hotel de delícias terrenas foi construído entre oliveiras e a paz é tanta que nem os mosquitos parecem querer ferrar o dente em ninguém.
Por falar em ferrar o dente, às 13h30 em ponto, chegámos à Pousada da Nossa Senhora da Assunção, construída no séc. XVI para a Ordem de Santo Elói. Entramos pela igreja, pegada ao velho convento de estilo barroco, para ver os lindos painéis de azulejos azuis e brancos e seguimos pelos claustros enfeitados com tapetes de Arraiolos dignos do melhor museu de artes decorativas. Diz a lenda que algures por ali há uma passagem secreta que vai dar ao Castelo de Arraiolos. Mas não precisamos de nos meter por esses atalhos para ter o monumento por nossa conta: ele entra pelos janelões do restaurante da pousada adentro. Saiu-nos na rifa chegar em plena semana gastronómica do borrego e por isso, foi ele o alvo de todos os nossos “hums” de contentamento e discretas lambidelas de beiços. Sim, discretas! Porque a educação não tira férias, nem quando o borrego a isso obriga.
Com o sol ainda a queimar, seguimos até à autoproclamada “aldeia mais caricata de Portugal”. O artesão Tiago Cabeça é o cérebro e as mãos desta aldeia em miniatura, onde os figurões, os costumes, os clichés e as cenas da vida real de Portugal são retratados ironicamente. José Luís compara-a a uma versão 3D de Onde Está o Wally?
Um pouco mais tarde, chegamos à Herdade da Amendoeira, velha abegoaria que hoje é um espaço de agro-turismo. Passamos pela queijaria e ficamos a saber como se fazem os queijos frescos, os curados e os requeijões da herdade. De seguida, sentimo-nos inebriados com o aroma a funcho, amêndoas, orégãos e anis da destilaria da Amendoeira onde se produzem os famosos licores de poejo, de granito e a amarguinha d’Amendoeira. Só depois nos mascaramos de Alberto Caeiro, o mais bucólico dos heterónimos de Fernando Pessoa, e nos deixamos levar pelos cantos e encantos da herdade onde andam à solta coelhos, perdizes, javalis, gamos e também enormíssimos e pachorrentos touros limusine. Caminhando pelo montado fora chegamos à Pedra da Vigia, onde José Luís, empoleirado no alto da dita, desabafa deslumbrado: “Olhem que esta paisagem de fim de tarde não fica nem um pouco atrás de um cartão-postal do Botswana”.

A jornada não podia dar-se por terminada sem nos sentarmos à mesa do restaurante A Moagem na companhia de Jerónimo Lóios, presidente da câmara de Arraiolos, que nos explica tintim-por-tintim como apareceu o inovador sistema de iluminação LED do centro histórico da vila. “A ideia surgiu numa assembleia onde se discutia a requalificação do centro histórico da nossa terra. A renovação da luminária pública era um dos temas sobre a mesa e a propósito dele alguém sugeriu que apostássemos na tecnologia LED (em português, DEL – díodo emissor de luz). Levámos a coisa avante e hoje não só poupamos muita energia e damos uma luz mais amiga à vila, como ganhámos um prémio internacional com a iniciativa.” Apesar de magníficos, a salada de polvo e a de ovas, os cogumelos recheados e os ovos com espargos não foram suficientes para nos calar a gula. Foi preciso chamar reforços da cozinha tradicional e autêntica de João Maria Pombinho. Só depois do gaspacho alentejano com carapauzinhos fritos e das costeletas de borrego com migas à carvoeiro é que nos damos por satisfeitos.
E assim, regalados, eis-nos ao relento no terraço do Extramuros, de almas e barrigas cheias com o que de melhor o Alentejo nos pode dar. A overdose de tempo e de ar é tanta que nos sentimos capazes de escrever, assim quase do pé para a mão, uma ode a esta terra. Antes de cair às mãos de Morfeu, José Luís ainda comenta com o fotógrafo de serviço: “E aquela foto com os touros no campo, António? Os meus filhos vão delirar quando a virem”.
Capítulo II – Vamos juntos ver o mundo
Como José Luís – ou José Luís como eles… –, também Faulkner e Bukowski, dois dos seus escritores favoritos, têm no Sul o norte da sua obra. No caso de Peixoto, o sul é o Alentejo, protagonista de grande parte das palavras que saíram da sua pena para acabar encadernadas em estantes de todo o mundo. Como José Luís – ou José Luís como eles… –, também os romances Uma Casa na Escuridão ou Nenhum Olhar, “falam do Alentejo em sítios onde mal se conhece Portugal”. E esta tarefa, a de ir até onde vão os seus livros (e mais além, até), é o motivo pelo qual José Luís passa boa parte do ano a viajar pelo mundo inteiro. Mas isso não lhe rouba tempo à escrita, até porque como o próprio confessa, tem sempre um texto a ocupar-lhe a cabeça. Um texto que se lhe vai escrevendo independentemente de tudo o resto. Imaginamos o que é que lhe vai na cabeça agora que o escritor trota mundos ciranda pelas vielas caladas e alvas do centro de Arraiolos. Será que está a cozinhar uma história inspirada no magnífico castelo redondo da vila? Ou estará a magicar acerca da lenda da “Sempre Noiva”, sobre uma donzela que tanto esperou que o noivo voltasse da guerra que acabou por entrar na igreja com a cara tapada por um tapete de Arraiolos para esconder as maldades que os anos lhe fizeram à beleza?

Emaranhados na teia de ruelas, acabamos por desaguar na Praça do Município. É aí que entramos nos Paços do Concelho para conhecer a obra de Dórdio Gomes, pintor arraiolense que se deixou levar pela onda pós-impressionista de Paul Cézanne para criar lindas telas sobre a terra que o viu nascer. Uma delas retrata as habilidosas bordadeiras que fazem os mundialmente famosos tapetes de Arraiolos. Os ditos, que valeram à vila o cognome de “Capital do Tapete”, apareceram algures no século XVI e são bordados em lã sobre juta, algodão ou linho. Nos coloridos tapetes, herança da arte mourisca, brilham motivos florais e manuelinos, figuras animais e outros arabescos dispostos numa simetria impressionante. Vemo-los ao vivo e a cores numa das muitas casas de tapetes da vila e é aí que José Luís atira ao ar: “este ‘Fim-de-Semana Perfeito’ tem tudo para se chamar ‘Tapete Voador’”. Tomamos nota.
Daqui descolamos – sem um tapete voador debaixo dos pés, porém – para o Vimieiro, pequena vila do concelho de Arraiolos. No restaurante e casa-museu Antiga Moagem descobrimos umas pataniscas de bacalhau e uns secretos de porco preto de comer e chorar por mais e vemos como funcionava, no século XIX, a velha fábrica de moagem do Vimeiro. Não muito longe daqui, fica o Centro Interpretativo do Mundo Rural, apetrechado com as alfaias e memórias fotográficas de cenas do campo, como a apanha da azeitona, a tosquia ou a ceifa. José Luís conhece boa parte destes tesouros etnográficos de ginjeira, ainda assim, não resiste a disparar o seu telefone travestido de máquina fotográfica em todas as direcções. Antes de sairmos, damos com o escritor boquiaberto a mirar um macaco ancestral para mudar rodas às carroças.
No Monte da Ravasqueira as carroças são de luxo. José Mello, empresário e apaixonado pela vida equestre, coleccionou ao longo da sua vida arreios de carros de atrelagem de diferentes épocas e estilos. A colecção é de deixar os olhos em bico. Há uma mala-posta (diligência, se preferirem) irrepreensivelmente restaurada, há um atrelado preparado para caçadas (em verde tropa, comme il faut!) que parece um esboço de um todo-o-terreno Land Rover e até existe uma atrelagem que foi táxi em Cascais, quando a palavra “motor” ainda não constava do dicionário. Seguimos deste pequeno museu até à adega da quinta para provar os melhores néctares da sua safra. O MR Premium e o Vinha das Romãs são apenas dois dos muitos vinhos com rótulo da Ravasqueira que fazem jus à reputação internacional dos vinhos alentejanos.
Fama tem também o restaurante O Alpendre onde jantamos. São famosas as suas migas, o seu borrego e o seu bacalhau escondido dentro de um pão caseiro. É célebre o seu ar castiço e o atendimento à boa moda alentejana, sinónimo de um sorriso de orelha a orelha.
José Luís também tem um sorriso na cara. Está feliz como um rapaz que apresenta à mãe a mulher dos seus sonhos. A mulher que tem sempre um brilhozinho nos olhos e um sorriso nos lábios. Aquela que tem a beleza, o charme e o encanto natural de uma diva e que, ainda por cima, sabe cozinhar. Se calhar está na hora de mudar o substantivo Alentejo para o género feminino.






http://upmagazine-tap.com/pt_artigos/arraiolos-%E2%80%93-tapete-voador/ - 2013-01-08

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