terça-feira, setembro 27, 2011

Palácio dos Condes de Vimieiro

           Era o palácio dos condes de Vimieiro, antiga pousada no século XVI, actualmente ocupado pela Santa Casa da Misericórdia do Vimieiro, com designação de Imóvel de Interesse Municipal.
No século XVI, D. Sancho de Faro e Sousa, marechal de campo e governador militar de Estremoz efectuou obras de ampliação, onde passou a viver com sua esposa, a ilustre poetisa Teresa de Melo Breyner.

Edifício de dois corpos de planta rectangular, de dois pisos, um terraço e um jardim. Os alçados principais são compostos por janelas de sacada e de peito, marmoreado.
Na varanda existe um relógio-da-sol, de mármore branco, cúbico, datado de 1725.

No já referido jardim, existe uma Fonte – obelisco. Foi dedicada à 4ª Condessa de Vimieiro, D. Teresa Josefa de Melo Breyner.

A fonte é constituída por uma grande taça de mármore, levantando-se ao centro sobre uma base de basalto um pedestral quadrangular ornado de quatro carrancas, que sustenta uma pirâmide quadrada de nove metros de altura, de mármore, tendo no vértice uma pinha. Os baixos-relevos da base da pirâmide são alusivos às Artes, Letras e Ciências séc. XVIII.

O Palácio tinha belos jardins, enaltecidos pela Poesia e pela literatura setecentista, onde existiam bosquetes, áleas de canteiros de flores variadas e escolhidas, buxos, escadas caprichosa, uma urna piriforme, com ornatos adosselados, dedicada as Luís de Camões.
 
30º50´00.10´´N 
                                                                       7º50´18.03´´O
38º9´5´8.30´´N
7º50´16.42´´O
38º49´56.08´´N
7º50´14.77´´O
                                              

Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...