quinta-feira, março 29, 2007

Convento dos Lóios – Pousada de Nossa Senhora da Assunção



Isolado no Vale das Flores, muito perto do limite da vila, num lugar onde a paz e o isolamento é permanente, situa-se esta pousada.
Outrora, fora um convento, que pertencia à Ordem de Santo Elói.
A época da sua construção remonta ao século XI.
O seu arquitecto foi Rodrigues Anes, o seu construtor João da Silva e João Marques o autor (autor do pórtico da frontaria do templo).
Segundo o mesmo autor, a combinação de estilos, confere-lhe uma certa singularidade, os elementos são góticos – manuelinos – renascentistas e do barroco filipino.
O convento é um edifício de planta irregular, composta por igreja de planta rectangular. Pousada conventual com planta quadrada disposta em torno do claustro.
A igreja, composta de nave, cruzeiro e abside, telhado de duas águas para a nave abside e de terraço para os braços do cruzeiro. Imponente torre sineira. A salientar o conjunto de azulejos existentes no seu interior, os mesmos são de um mestre espanhol Gabriel del Barco – século XVIII, também a beleza dos seus claustros.
No Convento dos Lóios existia uma tradição popular que se fundamentava numa manda testamental; contudo Cunha Rivara tentou certificar-se da mesma, no cartório do convento, porém, não conseguiu encontrar nada que confirmasse a tradição.
Segundo o autor, a festividade principal do convento era a 15 de Agosto, dia da Assunção, oráculo do convento. Nesse dia, durante a tarde, todo o povo se deslocava da vila para o convento, as pessoas iam passear para o vale, depois de visitarem a Igreja, ninguém deixava de beber uma taça de água na fonte de Nossa Senhora e a colher um ramo de murta de uma antiga árvore que se encontrava junto da fonte.
Era costume antiquíssimo lançar da varanda ao povo, pedaços de um grosseiro bolo de farinha a que, pela invariável forma circular se dava vulgarmente o nome de rosca. Corria o povo a apanhar o bolo e, quando curvados sobre a terra disputavam uns aos outros a presa, lançavam de cima os padres sobre o contendentes grandes bacias de água; e tanto maior era o contentamento dos espectadores, quanto mais ensopados saiam da luta os gulosos.
Segundo o mesmo, dez ou doze anos antes da cessação do convento, foi pelos padres, substituída por esmolas de pão, dadas à porta dos pobres, porém, os mesmos não gostaram muito da medida, pois gostavam de se arriscar a molhadela em troca de um pedaço de bolo enlameado.
Em 1980 é comprada pelo estado, em 1985 são feitas obras de adaptação a Pousada segundo projecto do Arquitecto José Paulo dos Santos.

Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...