segunda-feira, dezembro 04, 2006

Barragem do Divor

A barragem do Divor foi construída nos anos de 1963 a 1965, situa-se nos terrenos que marginam a ribeira do Divor, insere-se na bacia hidrográfica do Tejo. Na freguesia da Igrejinha. A mesma beneficia uma área de 488 hectares. A sua capacidade de armazenamento é de 11.9 hm3, que corresponde, quando está em nível de pleno armazenamento (NPA) e uma área inundada de 265 hectares.
A exploração e conservação das obras iniciou-se em 1965 a cargo da Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos e em 1968 foi transferida para a Associação de Regantes e Beneficiários do Divor, com sede em Arraiolos, criada com efeito por Alvará de 13 de Setembro de 1967.
A área de intervenção do Plano de Ordenamento da Albufeira do Divor, corresponde ao plano de água e à zona de protecção da Albufeira de acordo com o definido no Decreto Regulamentar n.º 2/88 de 20 de Janeiro, enquanto Albufeira classificada como protegida, uma faixa com largura de 500metros.
A albufeira encontra-se inserida no Projecto Biotopos Corine, devendo-se a sua vulnerabilidade essencialmente à pressão humana (recreio e lazer) e à eutrofização das suas águas.
Segundo o mesmo autor, esta está classificada com o número 192, sítio considerado notável pela diversidade e abundância das suas comunidades de aves aquáticas, com especial destaque para as concentrações invernantes de anatídeos (Anas sp. e Aythya sp.) e galeirão (Fulica atra), sendo também importante e rica em falconiformes (aves de rapina diurnas) e caracterizada pela ocorrência de lontra (Lutra lutra) e outros mamíferos carnívoros.A barragem do Divor é palco de muitas actividades, desde a pesca, inclusive pesca desportiva; na 5ª feira da Ascensão é feriado municipal e muitos dos habitantes do Concelho passam esse dia na barragem, inclusive existem sempre actividades apoiadas pela CMA e pela Junta de Freguesia da Igrejinha, um exemplo dessas actividades é o baile popular; vela; canoagem, etc.
As coordenadas são as seguintes 38º42´01.92´´N
7º55´25.66´´N

Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...