quarta-feira, outubro 15, 2008

IGREJA MATRIZ DE Nª Sª DA ENCARNAÇÃO DO SOBRAL

Sagrada em 1557, século XVI, durante a administração de Deão Pêro de Mirandae, conforme indica a lápide da porta principal.
É de arquitectura de transcrição gótico – renascentista. Nas terras envolventes da abside existiu até 1886 o cemitério da vila.
A igreja tem planta rectangular dispões numa só nave com uma magnífica abóbada ogival presbitério e caixas assimétricas das seis capelas laterais (Capela do Santo Sacramento, Capela de Nª Sª do Rosário, Capela dos Santos Reis, Capela de Nº Sº dos Passos, capela de Transfiguração e Capela-Mor), de desigual arquitectura pelas diferentes épocas das suas construções. Ostenta ainda, alpendre botaréu e uma torre com agulha octogonal.
As seis capelas têm valor artístico, onde se pode admirar o painel de S. Miguel Arcanjo, da escola romana, painéis de azulejos policromados de estilo rococó e um retábulo de talha marmoreada de estilo rocaile.
Quando tirei a fotografia, o espaço envolvente da mesma, encontra-se em intervenção, como podemos observar na foto. Actualmente a intervenção está concluída.
Esta intervenção teve como objectivo criar um pequeno espaço verde em torno da igreja e condicionar a circulação automóvel.
Assim que me for possível, colocarei uma foto mais actualizada.
Segundo o Google Earth as coordenadas são as seguintes: 38º49´53.68´´N
7º50´15.06´´O.






Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...