A cozinha tradicional Alentejana é muito criativa, muito apaladada.
O Alentejo sempre foi uma zona pobre, como tal os seus habitantes tiveram de saber tirar proveito daquilo de melhor que esta lhe oferecia. Assim se criou uma cozinha muito criativa, muito apaladada. Os alentejanos, souberam muito bem utilizar, o pão, o azeite, as varas, as caça, as ervas aromáticas que tão bem perfumam os sabores da terra, etc.
A tradição gastronómica do concelho de Arraiolos não foge à regra.
Como tal, existem ao longo do ano, actividades relacionadas com a gastronomia.
Durante todo o ano, no concelho de Arraiolos, realizam-se mostras gastronómicas. São semanas dedicadas à gastronomia, em que existe uma semana dedicada ao borrego, semana do porco, semana da vitela e semana das sopas alentejanas.
Este processo decorre em todos os restaurantes do concelho que aderem à iniciativa. Esta actividade culmina no Outono, mais propriamente em fins de Outubro, princípios de Novembro, naquilo, que se designa de como o “Festival da Gastronomia”, onde no pavilhão das actividades económicas, se concentram todos os restaurante do concelho que aderem à iniciativa e que tenham cumprido alguns dos requisitos, como é o caso da participação das semanas gastronómicas.
Para além de, neste Festival, participarem os restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa, é dado oportunidade de outros sectores, também virados para a gastronomia, mas não exclusivamente, para os serviços de restauração, como é exemplo às adegas vitivinícolas, que já são 8 no concelho, os queijos, os doces, etc..
Na Igrejinha realiza-se outra actividade com o objectivo de promover a gastronomia e os vinhos. Esta actividade titula-se com “Prova de Vinhos Amadores e Prova de Sopas” .
Alguns dos pratos tradicionais são comuns às diferentes freguesias, outros, são tradição da respectiva freguesia.
1 comentário:
Genial brief and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.
Enviar um comentário