segunda-feira, dezembro 04, 2006

Freguesia da Igrejinha




A freguesia da Igrejinha, localiza-se a 10 km da cede de concelho. Possui uma área de 41,2 km2, sendo assim a terceira maior freguesia do concelho.
O território desta freguesia conheceu a presença humana desde eras muito recuadas. Arqueologicamente muito rico, apresenta um número considerável de monumentos dolméticos e vestígios de um castro. Ao longo dos tempos foram aqui descobertos restos de cerâmica, telha de rebordo e outros materiais.
O nascimento da aldeia, deu-se à volta da igreja de Nossa Senhora da Consolação da qual á registos de em 1759 já existirem 30 fogos.
Durante o século XVI a população parece ter crescido paulatinamente e sobretudo nos “montes” das herdades onde se regista a presença frequente de escravos negros ligados, portanto, aos trabalhos agrícolas e pecuários.
Os cereais, a pecuária, a cortiça e a oliveira foram, o motor económico da freguesia, ao longo dos séculos.
Na Igrejinha acabaram por se fixar pessoa que vinha fazer trabalhos sazonais, como os ratinhos sobretudo vindos da Beira Baixa, ovelheiros e pastores oriundos da Serra da Estrela que traziam as suas ovelhas para invernarem no Alentejo (sobretudo nos Campos de Ourique).
Segundo o mesmo autor, nos anos 50, devido ao abandono da agricultura, a população da freguesia decresce violentamente, as pessoas emigraram para cidades maiores ou mesmo para França ou Suiça.
Na década de sessenta (1963-1965), foi construída a barragem do Divor, destinada a abastecer a cidade de Évora e para regadio. Na povoação existia também uma fábrica de transformação de produtos horto-frutícolas da Cooperativa Agrícola, não trouxe grandes melhorias à vida da população nem estancou a saída dos mesmos para outros sítios. Contudo, é uma aldeia de gentes simpáticas, com a sua Igreja da Nossa Senhora da Consolação, os prazeres que a Barragem do Divor pode proporcionar momentos muito agradáveis, o seu vinho e a sua gastronomia.

Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...