quinta-feira, abril 20, 2006

Breve Referencia Historica da Freguesia de Arraiolos


Arraiolos, localizada a 21 km de Évora, capital de distrito. Ocupa 146,3 km2 e administra 7 freguesias: Arraiolos, Vimieiro, Santa Justa, Igrejinha, São Gregório, Sabugueiro e São Pedro da Gafanhoeira.
A formação de Arraiolos remonta ao séc. II a.C. e é atribuída a Sabinos, Tuscanos e Albanos, que ocuparam Évora antes de Sertório. Estes deram o governo de Arraiolos a um governador grego, o capitão Rayeo, e do seu nome derivou Rayo, Rayolis, rayollo, Rayeopolis, Arrayollos e finalmente, o actual nome da vila, Arraiolos.
Em 1217, D. Afonso II doa Arraiolos ao Bispo de Évora, D. Soeiro. Esta era considerada uma herdade, cuja posse era hereditária e perpétua, e onde o bispo deveria edificar um castelo.
Teve o 1º Foral, de D. Dinis, em 1290, e castelo mandado edificar pelo mesmo monarca, em 1305.
Foi condado de D. Nuno Álvares Pereira – 2º Conde de Arraiolos – a partir de 1387. Antes de recolher ao Convento do Carmo, em Lisboa, o Condestável do reino, permaneceu aqui, longos períodos da sua vida.
A 29 de Março de 1511 foi concedido o segundo Foral à vila. Com limites administrativos definidos a partir de 1736 sofreu, entretanto, várias alterações:
- Inclusão no distrito de Évora (1835); Anexação ao concelho de Vimieiro (1855); Anexação do Concelho de Mora (1898).
Arraiolos é muito visitado, os seus tapetes são conhecidos internacionalmente, mas não são só estes que trazem forasteiros à vila. O seu património arquitectónico, também é responsável por muitas visitas, como é exemplo o Castelo, a Fonte da Pedra, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia. Também a traça das casas da vila, não escondem que estamos no Alentejo. Arraiolos também dispõe de uma grande beleza paisagística e de uma rica gastronomia.

Sem comentários:

Poderá gostar também de: www.gmail.com

Pode interessar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...